Santarém recebe visita da imagem peregrina de Sant’Ana, padroeira da Diocese de Óbidos
10/05/2025
(Foto: Reprodução) Imagem da avó de Jesus percorre igrejas e lares em Santarém, levando fé e preparando os fiéis para a grande festa em Óbidos. Imagem peregrina de Sant’Ana, padroeira da Diocese de Óbidos
Mauro Naian/Diocese de Óbidos
De 12 a 18 de maio, a Arquidiocese de Santarém recebe a imagem peregrina de Sant’Ana, padroeira da Diocese de Óbidos, no oeste do Pará. A visita tem como objetivo fortalecer a fé dos católicos obidenses que vivem fora de sua cidade de origem, além de reunir devotos da avó de Jesus em momentos de oração e celebração.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A peregrinação começa oficialmente neste domingo ( 11) com a apresentação do cartaz da festividade e o envio da imagem a partir de Óbidos. Santarém será a primeira cidade a receber a visita, que depois seguirá para as capitais Belém (PA), Macapá (AP) e Manaus (AM).
As celebrações fazem parte da preparação para a Festividade de Senhora Sant’Ana, que ocorre de 13 a 26 de julho em Óbidos. O ponto alto será o 171º Círio da padroeira, que acontece no dia 13 de julho.
Programação da visita em Santarém:
12/05 – Chegada (Segunda-feira)
08h: Recepção no Terminal Hidroviário (Em seguida, ida para a Catedral Metropolitana) onde a imagem ficará exposta durante o dia.)
18h: Missa de abertura da visitação em Santarém na Catedral, oficializando o início da programação.
13/05 – Terça-feira – Visita nas residências agendadas
14/05 – Quarta-feira – 12h: Igreja Nossa Senhora Aparecida, bairro Aparecida.
15/05 – Quinta-feira – 19h30: Igreja de Sant’Ana, bairro Santana.
16/05 – Sexta-feira - 19h: Igreja Nossa Senhora das Graças, bairro Santa Clara.
17/05 – Sábado
16h: Residência de Ana Maria Sarrazin
19h: Igreja São Raimundo Nonato, bairro Aldeia. Após a Santa Missa, terá um momento de louvor no salão ao lado da igreja com a banda Samba Novo, com a presença da imagem peregrina.
18/05 –Domingo
10h30: Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranzal.
19h: Encerramento na Igreja Nossa Senhora de Fátima, bairro de Fátima.
A coordenação informa que as visitas às residências podem ser agendadas antes ou depois das missas nas igrejas por onde a imagem irá passar, com um dos membros da comissão.
Festividade de Senhora Sant’Ana em Óbidos
O primeiro círio de Sant’Ana, padroeira da Diocese de Óbidos, segundo os registros históricos, ocorreu de modo terrestre em 1854, mas a partir de 1933 passou a ser realizado de modo fluvial, como acontece atualmente. Essa mudança foi uma iniciativa de jovens da época com o apoio do casal José Resende Marinho e Luiza Seixas Marinho.
Na época, a imagem de Sant’Ana foi levada para a residência deste casal com certa antecedência e ficou por vários dias, recebendo a visitação de muitos fiéis e devotos.
É importante frisar que naquela época não existia embarcação motorizada. Deste modo, no segundo domingo do mês de julho, a imagem de Sant’Ana saiu em procissão fluvial. Ela ia em um Igarité de madeira, sendo um batelão, ornada de flores taseizeiras, seguindo em direção à cidade e acompanhada por diversas canoas. Assim que chegou, foi recepcionada com queima de fogos e balões. Depois, a imagem seguiu em procissão até a igreja para a missa festiva.
A festa de Sant’Ana sempre começa todo segundo domingo do mês de julho e encerra no dia 26 de julho, dia em que a Igreja celebra os avós de Jesus, Sant’Ana e São Joaquim.
Em 2025, o Círio de Sant’Ana completa 171 anos, a contar desde o primeiro, realizado no dia 1854, de modo terrestre. Já o formato fluvial completa 87 anos de realização.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região